domingo, 15 de abril de 2012

Rio Nilo

 
A historia do antigo egito está diretamente relacionada a existência do Rio nilo.A maioria da população vivia as margens desse rio.Para os egípcios, o Nilo era uma verdadeira bênção dos deuses, sendo considerado sagrado e adorado como um deus, ao qual dedicavam hinos e orações.
As chuvas sazonais causavam enchentes que depositavam húmus nas margens favorecendo a agricultura e pecuária; também fornecia água fresca, peixes, aves aquáticas além de servir para o transporte e comércio. Como o nível do rio era inconstante os egípcios desenvolveram diques, barragens e canais de água para melhor aproveitarem as águas do rio, e desenvolveram o "nilômetro", uma construção usada para medir as enchentes.

O meio mais fácil e rápido de viajar e transportar cargas pesadas era através de embarcações de diversos tamanhos que possuíam, no geral, remos presos a proa. As embarcações usadas para transporte de cargas pesadas eram construídas com madeira do Líbano; as para transporte de pessoas, caça e pesca eram de junco; as barcaças reais ou aquelas usadas para o transporte de estatuetas de deuses possuíam cabines, e eram decoradas com muitas cores e ouro encrustado. O Nilo corre de sul para norte, mas o vento sopra, geralmente, no Egito, de norte para sul. Portanto, um viajante que navegasse para norte, teria a corrente a seu favor. Na viagem de regresso, o vento ajudá-lo-ia, de modo que poderia utilizar as velas. Mas, se o vento parasse, ver-se-ia em dificuldades para remar contra a corrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário